logo

Matricule-se agora

Conheça os detalhes do curso de inglês ABA Online

Inscreva-se para receber ofertas especiais






Tire suas dúvidas conosco

contato@abaonline.com.br

O LUMBERJACK do FOLCLORE estadunidense

O LUMBERJACK do FOLCLORE estadunidense

O que vem em sua mente quando você escuta a palavra “folclore”?

 

Nesta semana tivemos o dia do folclore brasileiro e me peguei pensando um pouco sobre o assunto.

 

Para mim, quando penso no folclore nacional, imagino a Caipora, o Curupira, o Saci-Pererê, a Comadre Florzinha, a sereia Iara e mais alguns outros personagens tradicionais daqui. Outras imagens que surgem em minha mente incluem fadas, duendes, elfos, dragões, gnomos e ogros, já que esses são personagens bastante presentes nos clássicos infantis Europeus (e no gênero da fantasia de maneira geral).

 

Percebi que nenhuma dessas referências pareciam ser de origem norte-americana e decidi dar uma pesquisada sobre isso. Uma visita à biblioteca aqui da ABA me mostrou uma vasta seleção de livros sobre o assunto e foi grande a minha surpresa ao descobrir que muitos dos personagens tradicionais dos Estados Unidos eram completamente desconhecidos para mim. Normalmente vivemos em bolhas que rodeiam Europa + Estados Unidos, e por isso minha estranheza em não reconhecer a maioria destas figuras folclóricas.

 

Com a exceção do famoso Pé Grande, que eu já sabia que teria habitado as florestas do Noroeste dos Estados Unidos, todos os outros personagens de origem norte-americana que conheci nesta pesquisa foram completamente novos. Fiquei entusiasmada!

 

Entre os meus achados, alguns dos personagens que mais se destacaram foram:

 

Mas de todos, sem dúvidas, o que mais me chamou a atenção foi Paul Bunyan, o maior representante do estilo lumberjack* que você vai conhecer hoje! Paul é um dos heróis do folclore mais populares dos Estados Unidos e eu NUNCA tinha ouvido falar nele, mesmo tendo morado quase 3 anos por lá! (Sério… o que eu andei fazendo durante todos estes anos?).

O personagem é normalmente descrito como um gigante lenhador (lumberjack) e é um símbolo de força, grandeza e vitalidade. Em suas histórias, ele normalmente está acompanhado de seu parceiro Babe o Boi Azul. A dupla recebe os créditos pela formação de diversas paisagens famosas dos Estados Unidos, incluindo o lago Bemidji que dizem ter sido formado a partir de pegadas do nosso amigo gigante – e não é que o lago tem o formato de uma pegada mesmo! – e o Grand Canyon, que aparentemente se formou quando Paul arrastou seu machado pelo estado do Arizona.

As histórias de Paul Bunyan circularam entre lenhadores durante anos, até serem publicadas pela primeira vez por James MacGillivray em 1906. Seria Paul um homem à frente de seu tempo que já previa o hype do estilo lumberjack*, tão popular nos últimos anos?

Brincadeiras à parte, conhecer essas novas figuras do folclore estadunidense foi uma inspiração para mim. Imagina só descobrir mais sobre personagens fantásticos lá do Canadá ou da Austrália! Já pensou sobre o folclore de países como Nigéria e Equador? Existe, literalmente, um mundo de possibilidades por aí e, às vezes, uma breve pesquisa no Google nos ajuda a estourar essa bolha em que vivemos.  Sigo com minha decisão de continuar tentando estourar a minha… e você?

*O estilo “lumberjack” ou “lenhador” é uma tendência da moda masculina dos últimos anos reconhecida por um visual rústico incluindo principalmente uma barba espessa e camisas xadrez. Você pode até nunca ter ouvido o termo, mas provavelmente já viu alguns representantes do estilo andando pelas ruas.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website